domingo, 6 de julho de 2008

Sprint Cup: O aprendiz superando o mestre!

Jeff Gordon é considerado um mestre em Daytona e Talladega, tem 6 vitórias em cada uma dessas pistas. Mas ontem, na Coke Zero 400 em Daytona, o tetracampeão cometeu um pequeno erro nas últimas voltas, entregando a vitória para Kyle Busch, a sexta dele na temporada!

Gordon vinha dominando a corrida no final, liderando 46 voltas seguidas, mas quando faltavam apenas 4 para o fim, ele decidiu abandonar a linha de baixo, onde seu carro andava melhor, para tentar fechar os carros que vinham ganhando terreno pelo traçado superior. O resultado foi que Kyle Busch, que permaneceu embaixo, conseguiu emparelhar com Gordon, e estava um pouco a frente quando um acidente causou a bandeira amarela.




Na relargada(vejam o vídeo acima), Carl Edwards tentou de todas as formas passar Jeff Gordon, os dois se tocaram e o #24 acabou rodando. Um final frustrante para Gordon, que terminou apenas com a 30ª posição. Como seu carro não ficou parado em posição perigosa, a prova não foi interrompida, e Edwards foi para cima do #18 de Kyle Busch.

Os dois estavam lado a lado na última volta, quando um acidente envolvendo Michael Waltrip, Sam Hornish Jr e muitos outros carros decretou o fim da prova. Os oficiais da Nascar tiveram que usar vídeos para definir o vencedor, que seria aquele que estivesse na frente no exato momento em que foi acionada a bandeira amarela. Como podemos ver no vídeo e na foto abaixo, Busch estava um pouco a frente de Edwards.

Mais uma atuação de gala do piloto da Joe Gibbs Racing, que quase acabou fora da prova na volta 82. Denny Hamlin acabou tocando na traseira de seu companheiro de equipe, que fez milagre para salvar o carro. Sensacional! Kyle caiu de 3º para 37º, mas mostrou maturidade e paciência ao escalar o pelotão sem se precipitar e fazer besteiras. Em Talladega ele havia feito uma mágica parecida, controlou o carro após um toque com Jamie McMurray, se recuperou na prova e levou a vitória.

Edwards, Matt Kenseth, Kurt Busch e David Ragan completaram o top 5. A grande surpresa foi Robby Gordon, na sexta posição. Com o oitavo lugar, Dale Earnhardt Jr assumiu a segunda posição no campeonato, mas a distantes 182 pontos de Kyle Busch.

Tony Stewart foi a grande decepção da noite. Ele vinha andando bem, mas por problemas físicos, acabou abandonando o carro antes da metade da prova. J.J Yeley entrou em seu lugar e terminou em 20º. Apesar de não estar no cockpit até o fim, Stewart ficou com os pontos conseguidos por Yeley, já que pelas regras da Nascar,ele teria que completar pelo menos 1 volta da corrida para receber os pontos obtidos pelo seu substituto.

Semana que vem teremos a prova no Chicagoland Speedway, onde o gordito Stewart levou a vitória ano passado. Abaixo, classficação da prova em Daytona e do campeonato.

Classificação final da Coke Zero 400:
1. Kyle Busch Toyota
2. Carl Edwards Ford
3. Matt Kenseth Ford
4. Kurt Busch Dodge
5. David Ragan Ford
6. Robby Gordon Dodge
7. Kasey Kahne Dodge
8. Dale Earnhardt Jr. Chevrolet
9. Clint Bowyer Chevrolet
10. Mark Martin Chevrolet

Classificação do campeonato:
1. Kyle Busch 2686
2. Dale Earnhardt Jr. -182
3. Jeff Burton -202
4. Carl Edwards -249
5. Jimmie Johnson -367
6. Jeff Gordon -437
7. Denny Hamlin -446
8. Kasey Kahne -509
9. Matt Kenseth -520
10. Clint Bowyer -527
11. Greg Biffle -533
12. Tony Stewart -541

Nenhum comentário: