domingo, 27 de julho de 2008

Johnson vence, mas os pneus Goodyear roubam a cena!


Que papelão!

Desde sexta-feira, os pneus da Goodyear geravam muita preocupação entre pilotos e mecânicos. Durante os treinos livres, os compostos do lado direito de todos os carros aguentavam apenas cerca de 10 voltas, depois disso ficavam totalmente deteriorados e muitos deles acabavam estourando. Para os oficiais da Nascar, o problema não seria tão sério na corrida, pois a pista cada vez mais "emborrachada" desgastaria menos os pneus.

Mas não foi o que se viu durante a prova, vários carros tiveram pneus estourados logo no começo, os compostos continuaram com desgaste excessivo, e a Nascar foi obrigada a acionar bandeiras amarelas a cada 10-15 voltas, para que todos pudessem trocar pelo menos os pneus do lado direito.

Foi assim que Jimmie Johnson conseguiu sua segunda vitória no templo sagrado do automobilismo, mostrando que virá com tudo em busca do tricampeonato! O piloto da Hendrick foi perfeito durante toda a prova, e contou também com a estratégia acertada do crew chief Chad Knaus para assegurar a vitória no final. Depois de trocar 4 pneus em todos os pit stops, Knaus decidiu trocar apenas 2 na última parada, levando o carro #48 da terceira para a primeira posição na saída do boxes. Após a relargada, Johnson conseguiu segurar Carl Edwards nas últimas 8 voltas, conquistando sua segunda vitória na temporada.


Denny Hamlin era o líder antes da última bandeira amarela, mas perdeu 2 posições nos boxes e acabou na 3ª posição. Elliot Sadler andou bem durante toda a tarde, e conquistou um ótimo 4º lugar, seu melhor resultado no ano. O tetracampeão Jeff Gordon terminou em 5º, mostrando que a equipe Hendrick começa a crescer no momento certo, quando faltam apenas 6 provas para o início dos playoffs.

Os líderes do campeonato tiveram um dia discreto. Kyle Busch foi apenas o 15º, Jeff Burton foi o 9º e Dale Earnhardt Jr o 11º.

Depois de tanta expectativa, a Allstate 400 at the Brickyard foi uma grande decepção! Tomara que as coisas melhorem semana que vem no Pocono Raceway. Essa pista na Pensilvânia tem uma certa semelhança com Indianápolis, pelas longas retas e curvas com pequena inclinação, o que poderia gerar uma certa expectativa pela repetição dos incidentes com os pneus. A boa notícia é que não tivemos maiores problemas na primeira prova do ano em Pocono, vencida por Kasey Kahne.

Resultado final em Indianápolis:

1. Jimmie Johnson Chevrolet
2. Carl Edwards Ford
3. Denny Hamlin Toyota
4. Elliott Sadler Dodge
5. Jeff Gordon Chevrolet
6. Jamie McMurray Ford
7. Kasey Kahne Dodge
8. Greg Biffle Ford
9. Jeff Burton Chevrolet
10. A.J. Allmendinger Toyota

Classificação do campeonato: (lembrando que apenas os 12 primeiros se classificam para a disputa dos playoffs, nas 10 últimas provas do ano).

1. Kyle Busch 3004 pontos
2. Dale Earnhardt Jr. -253
3. Jeff Burton -271
4. Jimmie Johnson -315
5. Carl Edwards -320
6. Jeff Gordon -460
7. Greg Biffle -544
8. Denny Hamlin -551
9. Kasey Kahne -563
10. Tony Stewart -605
11. Matt Kenseth -638
12. Clint Bowyer -642
-----------------------------
13. Kevin Harvick -644
14. David Ragan -698
15. Brian Vickers -774

Nenhum comentário: