segunda-feira, 23 de junho de 2008

Wild thing!


Ele está de volta! Depois de duas semanas ruins em Pocono e Michigan, Kyle Busch venceu hoje a prova da Sprint Cup em Sonoma, seu 5º triunfo na temporada.

Os circuitos mistos nunca foram a especialidade da "coisa selvagem"(wild thing), como Busch é apelidado nos Estados Unidos. Sua melhor colocação nesse tipo de pista havia sido apenas um 7º lugar. Mas o piloto do carro #18 não cansa de nos mostrar o quanto amadureceu e evoluiu nessa temporada, hoje fez uma corrida impecável, sendo agressivo na hora certa, poupando equipamento e combustível quando necessário, e também contando com uma estratégia perfeita por parte do chefe de mecânicos Steve Addington.

Nas duas paradas para reabastecimento e troca de pneus, o líder do campeonato teve a sorte de ser chamado pouco antes de uma bandeira amarela. Dessa maneira, enquanto outros carros faziam a parada com o pace car na pista, Kyle conseguiu assumir a liderança no primeiro pit stop, e manter a ponta após a segundo pit.

David Gilliland também contou com a tática acertada pra chegar na segunda posição, seu melhor resultado na categoria principal da Nascar.

Jeff Gordon(#24) mostrou porque é tetracampeão da categoria, mesmo com um carro ruim durante boa parte da prova, conseguiu um ótimo terceiro lugar, contando também com a estratégia, e com sorte e perícia para escapar de vários acidentes no fim da corrida. Clint Bowyer e Casey Mears completaram o top 5.

Juan Pablo Montoya terminou em 7º, mas não deve ter ficado muito contente com o resultado. Ele estava em segundo faltando cerca de 30 voltas para o fim, na perseguição a Kyle Busch, quando rodou após ser tocado por Marcos Ambrose, e acabou perdendo várias posições. Mais tarde, Ambrose levou um toque de Elliot Sadler e teve que abandonar, ele vinha fazendo uma ótima prova.

Outro que perdeu um top 5 certo foi Tony Stewart. Kevin Harvick deu um toque em Jamie McMurray, que por tabela acabou atingindo o carro #20. O que seria uma dobradinha da Joe Gibbs Racing, acabou se transformando num amargo 10º lugar para o “Smoke”. Ele não estava nada contente, e pra variar foi mal educado com repórteres após a prova.

No geral, foi uma corrida bastante animada no Infineon Raceway, em que a estratégia foi fundamental para decidir o vencedor. É uma pena que a Sprint Cup tenha apenas 2 provas por ano em circuitos mistos.

Semana que vem a Nascar vai para New Hampshire, onde Denny Hamlin e Clint Bowyer foram os vencedores em 2007

Resultado final em Sonoma:
Classificação do campeonato:

Nenhum comentário: