quinta-feira, 12 de junho de 2008

Um pouco sobre o COT: splitter e asa traseira.


Em 2007, a Nascar implementou um novo modelo de carro para a categoria, o então chamado "Car of Tomorrow"(COT). A idéia inicial era que esse carro realizasse 16 provas no seu ano de estréia, 26 em 2008, e apenas em 2009 seria utilizado em todas as 36 corridas do calendário. Mas após os resultados satisfatórios nas primeiras provas, e o alto custo para as equipes manterem dois modelos durante a temporada, decidiu-se que já em 2008 o "carro do amanhã" seria utilizado em tempo integral. Daqui pra frente, vou mostrar algumas partes desse novo carro(acima, à direita), que é bem diferente do antigo. Hoje vou falar um pouco sobre o splitter e a asa traseira.

O Splitter é uma peça que fica na parte dianteira do carro, e através dela os mecânicos podem fazer diversos ajustes para melhorar o desempenho na pista. Descendo o splitter, deixando-o mais perto do asfalto, o carro ganha "downforce" e consequentemente consegue andar melhor nas curvas. Caso contrário, se for levantado, o carro ganha mais velocidade nas retas.

Assim como o splitter, a asa traseira também é usada para fazer ajustes aerodinâmicos. Esses ajustes podem ser realizados de duas maneiras: mudança na angulação da asa, ou com a troca das placas laterais.

O ângulo da asa pode variar de 0° a 16°, sendo que quanto maior a inclinação, maior o "downforce". Já as placas laterais podem ser retas, para o carro ganhar mais velocidade, ou curvadas, que proporcionam maior estabilidade.

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