quarta-feira, 25 de junho de 2008

Dança das cadeiras


Estamos chegando perto da metade da temporada, época em que fervem os rumores sobre trocas de pilotos e patrocinadores. Vou falar um pouco sobre as possíveis mudanças para a temporada 2009.

Tony Stewart é o principal nome do mercado, crescem cada vez mais as especulações dele se tornando dono de equipe, adquirindo o que hoje é a Haas/CNC Racing, espécie de time satélite da Hendrick Motorsports. Assim, Stewart voltaria a ser piloto da Chevrolet, marca com a qual correu durante quase toda a carreira na Nascar. Ryan Newman, hoje na Penske, é um forte candidato para ser companheiro do "Smoke" nessa nova equipe.

Como tem contrato com a Joe Gibbs Racing(JGR) até o fim de 2009, uma possibilidade seria Stewart cumprir o compromisso, mesmo com seu time já em funcionamento. As chances dele assinar uma extensão de contrato com a JGR parecem cada vez mais remotas.

Em caso de saída do gordito, quem deve entrar em seu lugar é o fenômeno Joey Logano, de apenas 18 anos. O garoto vem fazendo ótimas provas pela Nationwide Series, e deve dar conta do recado caso suba para a Sprint Cup. O chefe dos mecânicos Greg Zipadelli, amplamente reconhecido como um dos melhores da categoria, deve permanecer com o carro #20, sendo o grande tutor do jovem Logano.

Ao que tudo indica, o experiente Mark Martin correrá mesmo com o carro #5 da Hendrick ano que vem. A grande dúvida é se ele disputará todas as provas, ou dividirá o cockpit com algum jovem talento. Eu havia falado sobre uma possível parceria entre Martin e Brad Keselowski, mas parece que Landon Cassill, de apenas 19 anos, está na frente nessa disputa. Para Keselowski, restaria brigar por uma vaga na possível equipe de Tony Stewart.

Casey Mears, praticamente fora da equipe Hendrick ao fim da temporada, estaria com um pé na Richard Childress Racing, no quarto Chevy que a equipe trará em 2009. A contratação dele depende da aprovação da General Mills, empresa que patrocinará esse novo carro.

E por fim, parece que a Dale Earnhardt Incorporated(DEI) vai oferecer um grande contrato para Martin Truex Jr, depois das ameaças da Chevrolet de diminuir o apoio à equipe, caso a DEI não assine com um nome de peso para 2009. Truex Jr ainda não se consolidou como uma grande estrela da categoria, mas sua permanência seria suficiente para satisfazer a montadora.

Nenhum comentário: