sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Car of Tomorrow também é vilão nessa história!

Tudo bem que a Goodyear é a grande culpada pelo fiasco no último domingo, a empresa deveria ter realizado mais testes em Indianápolis, sabendo do asfalto extremamente abrasivo dessa pista e da falta de informações sobre o Car of Tomorrow(COT), que nunca havia corrido antes por lá.

Porém, a Nascar também tem uma parcela de culpa nessa história. O COT foi implantado para tentar aumentar a competitividade com a diminuição de custos, além de melhorar a segurança dos carros, mas é um modelo muito mais pesado e inferior aerodinamicamente em relação ao carro antigo.

Numa entrevista no início da temporada, Chad Knaus, chefe dos mecânicos do carro #48, disse que "apenas duas coisas mantém um carro na pista: downforce e pneus. Como o COT não tem praticamente nada de downforce, os pneus acabam sendo muito sobrecarregados".

É inegável que a Goodyear fez um péssimo trabalho no último fim de semana, seus compostos aguentavam apenas de 10 a 15 voltas antes de se deteriorarem completamente. Porém, com esse novo carro, é muito difícil fabricar pneus que proporcionem boa dirigibilidade, e sejam seguros ao mesmo tempo. Na prova em Atlanta, eles não estouravam, mas em compensação tinham pouco "grip", e a empresa acabou sendo criticada do mesmo jeito.

Não acho que a entrada de uma outra fornecedora de pneus seja a solução, basta relembrar o que aconteceu em 2005 na Fórmula 1, também em Indianápolis, quando apenas 6 carros disputaram a corrida, todos de Bridgestone. A Michelin buscou tanto melhorar o desempenho de seus pneus, que acabou tornando-os inseguros para correr naquela prova.

Com a Goodyear fazendo um melhor trabalho, aumentando o número de testes com o COT, e a Nascar também buscando evoluir a aerodinâmica desse carro, as coisas tendem a melhorar bastante. Veremos...

Um comentário:

Grid GP disse...

Bem feita sua análise da situação do domingo passado. Mas, ao ler, lembrei de algumas vantagens do COT, como a resistência, pois parece que eles aguentam bem mais trancos no muro do que o modelo anterior.

E veja bem: a Goodyear está trabalhando com esse carro há mais de meio ano. Como citei no meu blog, será que o asfalto de Indianápolis é tão diferente e abrasivo assim?

Bom, acho que concordamos num ponto: isso não pode acontecer, é fiasco mesmo.

Eu sou absolutamente fã do autódromo de Indianápolis, estava ansioso para ver a corrida da Nascar lá, e na hora do "vamos ver".

Difícil não lembrar de 2005.

Mas, se a Goodyear for "fera" mesmo, nunca mais isso acontece.

Veremos!

Seu blog já tá adicionado no Grid GP! Fique à vontade para comentar a Nascar por lá quando quiser, pq tá difícil encontrar fãs da Nascar por lá, hehe

Abraços!

Fábio